Casas de praia Decoração e conforto com um pé na areia!

Casas de praia são um privilégio neste nosso “rosto da Europa a mirar a beira-mar” com longos Verões e clima ameno.
As casas de praia, tal como as casas de campo, têm algumas características próprias não só em termos estéticos, como também funcionais. São casas que vão beber inspiração a universos distintos e que precisam de alguns elementos que propiciem conforto e funcionalidade a quem as utiliza. Nós adoramos a praia, mas também sabemos que, entre outras coisas, o sal e a exposição ao sol danificam os materiais, que é necessária uma boa ventilação e que estas casas se sujam muito.
Por outro lado, e no que à decoração diz respeito, é inegável que há uma parte divertida inerente a esta coisa de se ter casas de praia. Podemos deixar-nos seduzir pelas riscas azuis e brancas ou por combinações alegres e divertidas que dificilmente arriscaríamos numa casa de cidade.
Partilhamos consigo algumas sugestões de decoração para casas de praia, sem esquecer o aspecto prático. Se tem uma casa na praia sua ou para alugar, não pode mesmo perder o que se segue.
Vamos lá a banhos de inspiração?
1. CORES FRESCAS E ALEGRES
As casas de praia pedem ambientes leves, arejados e despojados que, como não podia deixar de ser, estão associados a cores claras. Há alguns lugares-comuns que se podem sempre visitar como a combinação entre branco e o azul marinho. Esta combinação pode surgir pontuada com toques de amarelo, verde ou até de vermelho.
Para além destas conjugações clássicas, pode-se apostar numa paleta cromática que tenha o luminoso branco como base e introduzir-lhe cores vibrantes como o rosa, o azul turquesa ou o coral. Se os tons mais exuberantes não forem o seu estilo, acrescente ao branco um bonito verde água ou o bege e outros tons de castanho claro. A regra de ouro é evitar cores pesadas que mais não farão do que transmitir-lhe calor e desconforto.
2. NÃO SE EXCEDA A MOBILAR E A DECORAR
As casas de praia querem-se descomplicadas: não sobrecarregue a sua com móveis. Escolha peças simples e bonitas e certifique-se de que a circulação dentro dos espaços é facilitada. Uma casa de praia deve acompanhar o espírito do Verão, a estação durante a qual nos despimos
de tudo. Compre apenas os móveis de que precisa e remate a decoração com alguns ornamentos que tenham a ver com o contexto. Podem ser lanternas com velas, molduras com fotografias ou pinturas ligadas ao mar, recordações que trouxe de viagens, lemes, búzios, cestos, algumas plantas, e assim por diante.
3. ESCOLHA TÊXTEIS FÁCEIS DE LAVAR
Quem é que já não se sentou sobre o sofá depois da praia e deixou a almofada toda molhada e manchada? A verdade é que, numa casa de praia, não queremos andar a fazer cerimónias, pelo que lhe sugerimos a escolha de têxteis impermeáveis – ou pode mandar impermeabilizá-los depois de os comprar – e facilmente laváveis. As almofadas do sofá, por exemplo, devem ter fechos para poderem ser removidas e irem à máquina facilmente.
Ainda em relação aos têxteis, lembre-se de privilegiar tecidos leves e frescos como o linho, o algodão ou o voile. Para o chão, prefira carpetes de sisal, jacquard ou sisal. Vale ainda realçar que as cores fortes vão perdendo a intensidade com a exposição ao sol. Se não quer ter esse problema, é preferível comprar têxteis de tons neutros.
Independentemente do seu orçamento, somos da opinião de que não vale a pena gastar muito dinheiro em têxteis caros. Por muito cuidado que tenha, eles acabarão por se sujar e, mais ou cedo ou mais tarde, vai ter que os substituir. Na IKEA, por exemplo, encontra coisas bem giras por preços muito acessíveis.
4. COZINHA BEM EQUIPADA
A praia dá fome. Correcção: a praia dá muita fome! É certo que, durante as férias, as pessoas tendem a não fazer refeições complicadas. Estar ao pé do fogão com o calor não é o cenário mais apelativo do mundo e, em muitos dias, até se prefere ir jantar fora.
No entanto, há sempre coisas a preparar, sobretudo quando as famílias são numerosas e há toda uma prole de filhos esfomeados sempre prontos para mais um lanchinho. Neste sentido, é conveniente ter um bom espaço de cozinha com os utensílios essenciais e um frigorífico generoso para ter comidas e bebidas frescas.
Em termos de configuração, favoreça uma cozinha aberta para a sala, e no que concerne a decoração, abrace um estilo colorido e orgânico.
8. PROTEJA A CASA DA MARESIA!
Ter o mar como vizinho também tem desvantagens. A salinidade danifica os materiais que vêem, assim, o tempo de vida reduzido. O que pode fazer para proteger a sua casa da maresia?
Em relação aos móveis, deve passar-lhes um pano com frequência – para evitar que os resíduos se acumulem – e selá-los com óleos adequados. Os metais são os que mais denotam este desgaste provocado pela maresia. Para prevenir a formação de ferrugem, escolha alumínio ou aço inoxidável e aplique verniz ou filme de poliuretano que evitam que a humidade passe. Para alcançar as dobradiças, pode usar um spray. O ferro também deve levar um revestimento antioxidante. Se tem paredes em betão, cubra-as com um impermeabilizante que evite a absorção do sal e o posterior surgimento de danos. As tintas com fungicidas são, igualmente, uma boa opção.
O que achou destas belas casas de praia? Vai tirar alguma ideia para aplicar na sua? Dê-nos o seu feedback!
Conheça algumas casas de praia em Aveiro disponíveis para venda!
Artigo transcrito do site Homify
Casas de praia são um privilégio neste nosso “rosto da Europa a mirar a beira-mar” com longos Verões e clima ameno. As casas de praia, tal como as casas de campo, têm algumas características próprias não só em termos estéticos, como também funcionais. São casas que vão beber inspiração a universos distintos e que precisam de alguns elementos…