Morgado do Bussaco Receita infalível para o Natal

morgado do Bussaco doce com ovos moles

O Morgado do Bussaco nasceu no Palace Hotel da serra do Bussaco. É o doce mais procurado da zona da Bairrada.

O Morgado do Bussaco é composto por camadas de panquecas gigantes, feitas à base de claras de ovo em castelo, açúcar amarelo (aqui substituído por tâmaras), mel, nozes moídas e amido de milho, intercaladas com ovos moles de Aveiro. Os sabores predominantes são o das nozes, dos ovos e do mel, bem natalícios, por sinal.

Receita

  • 200g de tâmaras hidratadas em 200ml de água quente
  • 8 ovos
  • 200g de miolo de noz + 2 mãos cheias para a cobertura (decoração)
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 3 colheres de sopa de amido de milho
  1. Coloque as tâmaras a demolhar em água quente por 15 minutos. Triture (com um pouco da água que usou para demolhar) até ter um creme macio.
  2. Separe as claras das gemas. Reserve as claras numa tigela grande para posteriormente bater e as gemas num tacho.
  3. Junte 8 colheres de sopa de creme de tâmaras e 8 colheres de sopa de água às gemas, bata bem e leve a lume brando, mexendo com frequência, até engrossar (cozer as gemas). Reserve este creme.
  4. Reduza o miolo de noz a farinha (cuidado para não entrar em manteiga).
  5. Aqueça o forno a 160ºC.
  6. Bata as claras em castelo. Acrescente o amido de milho, o restante creme de tâmaras (são cerca de 8 colheres de sopa que restam) e continue a bater em potência mínima, apenas para misturar.
  7. Aos poucos junte a farinha de noz, sempre com a batedeira ligada em potência mínima. Quando a massa estiver pronta, prove e ajuste a doçura com mel.
  8. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal.
  9. Neste tabuleiro, prepare discos de massa com cerca de 20 cm de diâmetro e leve ao forno 8 a 10 minutos. Com esta quantidade de ingredientes consegue fazer 4 panquecas
  10. Depois de arrefecer as panquecas, monte o bolo.
  11. Divida o doce de ovos em 4 partes (uma delas com um pouco mais de quantidade para a última cobertura).
  12. Coloque a primeira panqueca no prato de servir, barre com doce de ovos. De seguida, a segunda panqueca e mais creme de ovos e assim sucessivamente.
  13. Na cobertura final não é necessário tapar a lateral com ovos, o original não é tapado, apenas preencha espaços que estejam mais vazios.
  14. Pique a restante noz com uma faca, espalhe no topo e lados e sirva polvilhado com farinha de coco ou açúcar em pó.

Com esta receita de Morgado do Bussaco vai fazer um brilharete à mesa!

Feliz Natal!

Receita adaptada de receitasemenus.pt

O Morgado do Bussaco nasceu no Palace Hotel da serra do Bussaco. É o doce mais procurado da zona da Bairrada. O Morgado do Bussaco é composto por camadas de panquecas gigantes, feitas à base de claras de ovo em castelo, açúcar amarelo (aqui substituído por tâmaras), mel, nozes moídas e amido de milho, intercaladas com ovos moles de…

Deixe uma resposta