Regresso às aulas – ideias para zonas de estudo

As aulas estão mesmo quase a começar e ainda tem a zona de estudo do ou dos seus filhos para organizar? Aqui ficam algumas dicas úteis para um ano lectivo cheio de sucesso!

Desde a escolha da cadeira e da secretária até ao tipo de iluminação, passando pela organização, os nossos filhos tem diferentes formas de estudar e de se concentrar. Segundo Helle Fisker, professora e formadora certificada em estilos de aprendizagem, cada criança precisa do ambiente certo para estudar. Aqui ficam algumas dicas:

Cadeiras e assentos formais ou informais?
Observe o seu filho e repare se ele prefere estudar direito em frente à secretária ou se prefere estar numa posição mais relaxada. No primeiro caso, escolha uma cadeira de secretária ergonómica, no segundo caso prefira um cadeirão suave, um sofá ou até mesmo um tapete.

Iluminação forte ou suave?
Há quem prefira luzes fortes. Nestes casos, procure iluminar o espaço de estudo com iluminação artificial ou natural forte. Se o seu filho prefere iluminação suave, opte por iluminar o espaço de estudo com luzes suaves ou coloque uma cortina branca corrida na janela, de forma a que a luz natural tenha menos impacto.

Pausas ou não?
Estudos comprovam que as crianças perdem a concentração a cada 20 minutos. Promova pausas durante o estudo e deixe-o brincar ou relaxar.

Ruído
Habitue o seu filho a estudar com ruído envolvente. Moderadamente, música suave, pessoas a conversar e som ambiente vão ajudar o seu filho a estar concentrado no dia-a-dia, ao longo da vida.

Mexer e tocar
É normal se o seu filho se move ou toca em objectos vários enquanto estuda ou aprende uma nova tarefa!

Temperatura
Promova uma temperatura ambiente confortável na zona de estudo do seu filho.

Comer e beber
Algumas crianças (e adultos) concentram-se mais enquanto petiscam. Se for o caso, tenha sempre um snack e algo para beber à mão.

Posto isto, aqui ficam algumas dicas de decoração e organização para zonas de estudo. Descubra qual se adapta melhor à sua casa e ao seu pequeno génio!

zonas de estudo zonas de estudo zonas de estudo zonas de estudo zonas de estudo zonas de estudo zonas de estudo zonas de estudo zonas de estudo

Conheça os apartamentos, moradias e imóveis para investimento disponíveis perto das escolas do centro de Aveiro

Apartamentos Bairro do Liceu Aveiro

Deixar uma resposta